segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cinema: Outra Maldição do Oscar? Parte 1

O Oscar, ah o Oscar! Eu adoro falar sobre Oscar! Comentar sobre a cerimônia, dos filmes indicados, dos vencedores e principalmente dos injustiçados (são muitos!). Há alguns anos anunciaram uma maldição do Oscar: Que todas as atrizes que após receberem a estatueta tem seus relacionamentos acabados, os exemplos são vários começando pela Hilary Swank que depois de receber a sua segunda estatueta o seu, agora ex-marido Chad Lowe (irmão de Rob Lowe), não aguentou ficar na sombra dela e do irmão, como não existe divórcio de irmão resolveu separa dela, que pena!Bem os exemplos continuam Julia Roberts, Reese Whiterspoon, Halle Berry, Kate Winslet e entre outras. Espero que nada aconteça com lindíssima Natalie Portman que está noiva e grávida de um bailarino Benjamin Millepied que ela conheceu durante as filmagens de Cisne Negro. Mas não vim falar disso.


    












Eu vim falar sobre uma outra maldição do Oscar, Qual? Além desssas atrizes perderem o marido, elas são condenadas a fazerem filmes ruins e de não serem mais indicadas ao prêmio! Ou seja papéis ruins e comodidade! Mas essa maldição, ao contrário da anterior, abrange também os atores e como! Irei começar dos vencedores do Oscar dos últimos 11 anos! Se não a lista ficará imensa!  Mesmo assim dividirei esse tópico em cinco partes.Vamos começar? Entre e fique à vontade no meu Delorean para irmos nessa breve viagem ao tempo!

Oscar 2000
Ator: Kevin Spacey (Beleza Americana)

Depois de receber seu segundo Oscar por Beleza Americana (o primeiro pelo excelente Os suspeitos), Kevin Spacey não tem mais  nada a provar a ninguém em relação a sua atuação como ator, ele é um extraordinário ator! Mas bem que podia fazer filmes melhores. O ator com currículo de grandes filmes (Suspeitos, L. A Confidential, Seven, Tempo de Matar e Sucesso a Qualquer Preço) vem feito filmes de medíocres a ruim entre eles podemos destacar K-Pax, Austin Powers e o Homem do membro de Ouro, Superman - O retorno, Titio Noel e agora, vem com um novo filme Quero matar meu chefe (2011). Claro que ele fez filmes razoáveis a bons nesse período com "A vida de David Gale", "A corrente do Bem", "Recontagem" e "Quebrando a banca" mas nada tão relevante do que seus projetos passados. Ainda tenho esperança de ver mais alguma grande atuação de Kevin.

Atriz: Hilary Swank (Meninos não choram)


Essa bela atriz (sim, eu acho ela linda!!E dái?) versátil até em relação a beleza, pois tem filmes que ela está  nada atraente (Por coincidência nos dois filmes em que ela recebeu o Oscar de Melhor atriz) e tem filmes que ela está tão sexy (Como ela consegue?), bem ela é uma rara exceção, depois de receber o Oscar por "Garotos não choram" ela fez alguns filmes ruins como o "Núcleo" e "Insônia" mas se superou no ótimo "Menina de ouro" em 2004, daqui em diante fez filmes interessantes a exemplo do P.S eu te amo, Dália Negra, Amélia, Escritores da liberdade e Uma vida sem liberdade (2010), esse último foi indicada pelo sindicato de atores o SAG, ou seja, ela ainda não se acomodou e continua se desafiando como atriz, só resta saber até quando.

Oscar 2001
Ator: Russel Crowe (Gladiador)


O ator Neozelandês Russel Crowe após receber o Oscar por Gladiador, fez excelente filmes como Mente Brilhante, Mestres dos Mares e Luta pela Esperança, e muitos outros bons filmes a exemplo de Indomáveis, Rede de intriga, O Gangster e 72 horas. O único problema com Russel Crowe é que eles nos deve uma ótima atuação! Ele deu uma acomodada e não nos impressionou mias com as suas atuações! E para complicar ele já assinou para viver o pai biológico de superman, no novo filme do super herói. Será que filmes ruins virão no curriculo de Crowe?

 Atriz: Julia Roberts (Erin Brockovich)

  
Julia, Julia, Julia, tu és tão bela!Opa desculpa! Não é disso do que vim falar. Bem a "Linda Mulher"  antes de receber o Oscar ela já estava em alta com sucessos como Casamento do meu melhor amigo, (1997) Notting Hill (1999) e Noiva em Fuga (1999). Após nos impressionar com a sua atução em Erin Brockovich e vencer o Oscar aí começou o declínio, o primeiro filme pós Oscar, A Mexicana (2001) é horrível! E aí veio outros Queridinhos da américa, a série onze homens e um segredo, sorrizo de monaliza e Idas e Vindas do amor Mas ela também fez alguns filmes interessantes como o ótimo Closer e os bons duplicidade e Jogos do Poder. Mas nenhum desses teve destaque em sua atuação e a bilheteria dos seus filmes anteriores!  Relembrando Closer é uma forte exceção!O novo filme de Julia será Larry Crowne - O amor está de volta. Só nos resta saber se Júlia também retornará a nos impressionar.


Um abraço a todos!

Um comentário:

  1. Olá meu querido, bem, já que não estamos conversando na hora do cafezinho, ratifico que este espaço não seria mais que providencial para conversarmos sobre o nosso assunto predileto.Da parte 1 aqui estão as minhas observações:
    1) Adorei K-Pax, nele, a atuação de Kevin q esbanja charme e ironia no sorriso e no olhar,faz lembrar "Um estranho no Ninho" no roteiro, com Jack Nicholson que coincidentemente tem as mesmas expressões faciais de Kevin, (na minha opinião). K-Pax pra mim é um filme sutil, romântico, que deixa brechas p/repensarmos as nossas vidas no sentido de q se vale a pena levar tanto a sério situações que a vida nos leva a enfrentar. O filme, para mim, deixou uma mensagem do tipo:a forma como vivemos as nossas tragédias pessoais pode ser abraçada com lágrimas ou com sorrisos, e que, enquanto estivermos vivos independente da situação/condição devemos sonhar sim!
    2)Qto. a Hilary na minha opinião, quero deixar bem claro, acho "P.S. Eu te Amo", um filme água comn Açúcar do estilo sessão da tarde. 3)A nossa linda mocinha de sorriso encantador, concordo plenamente com vc que ela é linda, e não foi citada por vc em sua participação em "Comer, Amar e Rezar", repito, na minha opinião, mais um filme água com açúcar, o que é uma pena pq temos dois excelentes atores com ela neste filme: o Javier Bardem e o James Franco, todos com capacidade para serem explorados em filmes de roteiro denso de conteúdo forte, como foi Milk e 127 horas. Com relação a Javeir Bardem não entendo pq ele tem atuado ultimamente em filmes medianos, leves, depois de fazer filmes maravilhosos como "Segundas feiras ao Sol" e tantos outros, pq Vick, Christina, Barcelona também nao é filme para um ator da categoria dele. O charme dele pode ser usado em versões mais marcantes. Chata eu né? A culpa é sua, quem manda vc me adestrar a só gostar de filmes bons? rssss

    ResponderExcluir