terça-feira, 26 de julho de 2011

Filme do mês: Separados pelo destino (2010)

Os filmes catástrofes de Hollywood, por mais irônico que seja, são realizados para entreter e divertir os espectadores que pagam a entrada ao cinema para assistir cenas recheadas de efeitos especiais, a exemplo dos vários filmes de Roland Emmerich (Independece Day, 2012 e o Dia depois de amanhã), alguns de Spielberg (Guerra dos Mundos) e Michael Bay (Armageddon) e a lista vai crescendo. Confesso que assisti a todos esses filmes e me divertir muito vendo os prédios caírem, as pessoas correndo, a nave espacial destruindo a casa branca, o tsunami derrubando a estátua da liberdade, quem assistiu a esses filmes sabe do que eu estou falando! Acredito que meu divertimento era por que nada daquilo era real. Então assisti um filme que me fez arrepender da minha alegria de assistido a esses Blockbusters Hollywoodianos!

O filme Chinês Separados pelo destino (2010), conta a história verídica de um terremoto que ocorreu na cidade de Tangshan em 1976 que durou apenas 23 segundos, mas a sua violência devastadora resultou na morte de centenas de milhares de pessoas. O foco de filme é centrado numa família, na qual a personagem Li Yuanni (Fan Xu em ótima atuação) é pega de supresa quando precisa escolher, no meio dos escombros, qual dos filhos deve salvar. Passados alguns anos, as duas crianças cresceram sem saber da existência de cada um.

Os primeiro 30 minutos do filme são intensos, a cena do terremoto é muito bem filmada, de deixar Roland Emmerich e Spielberg de boca aberta! Mas o que mais impressiona no filme é a abordagem bem realizada das consequências do terremoto nas vidas das pessoas que sobrevivem a essa catástrofe e a solidariedade do povo chinês, destaque na atuação comovente da atriz Fan Xu e do ótimo ator Daoming Chen (Herói) de que agora fiquei super fã!

O filme se destaca também pelo ótimo roteiro, fotografia, efeitos especiais e pela superba direção de Xiaogang Feng que consegue fazer com que o Separados pelo destino não se tornasse um mero filme com sentimentalismo barato e exagerado a exemplo do filme Sete Vidas estrelado por Will Smith.

Uma cena linda é quando uma das crianças (agora adulta) revela ao pai adotivo (Daoming Chen) que nunca tinha perdido a sua mémoria e que tinha escutado, nos escombros, que a mãe tinha optado salvar outro (a) irmão/irmã (não irei revelar quem ela escolheu!) e revela como foi viver sob esse trauma durante todos esses anos e que fica bastante claro em suas proprias palavras "Essas três palavras (Salve m... filh...) me pertubam todos os dias! Nunca foi meu problema esquecer do que aconteceu e sim de nunca ter esquecido".

Não deixem de assistir esse filme sob hipótese alguma! A boa notícia é que esse filme (ao contrário de muito bons filmes estrageiros) está disponível em DVD tanto para aluguel quanto para compra (R$29,90).

Uma ótimo filme para vocês!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário