quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cinema: Outra Maldição do Oscar? Parte 2


Olá a todos! Retorno agora com a segunda parte da "outra maldição do Oscar?"Dessa vez iremos fazer uma pequena viagem ao tempo nas edições do Oscar 74 e 75, que se passaram nos anos de 2002 e 2003, respectivamente. Oscar 2002 foi aquele, para quem não se lembra, que entrou para a história, na qual dois atores negros ganharam o prêmio de melhor ator e atriz  e coincidência, ou não, na mesma noite o ator  lendário Sidney Poitier ganhou o Oscar honorário pela sua carreira, muito merecido principalmente para um ator negro que conseguiu, com bastante esforço e mérito,ótimos papéis em filmes  (Calor da Noite, Ao mestre com carinho, Adivinhe quem vem ao Jantar? Entre outros) durante os anos 60 e 70 que na época não era fácil! E o Oscar 2003, para resumir em poucas palavras foi aquela edição HORRÍVEL que  o filme "Chicago" de Rob Marshall foi vencedor. Sem mais delongas  "And the Oscar goes to....." 

 Oscar 2002 
 Ator: Denzel Washington (Dia de Treinamento)


O papel do policial corrupto Alonzo em Dia de Treinamento (2001) rendeu a Denzel seu segundo Oscar (o primeiro foi pelo ótimo Tempo de Glória como ator coadjuvante) na sua carreira. Na verdade a maldição atingiu Denzel Washinton sete anos depois com a sua tríade da vergonha "O sequestro do metrô 123 (2009), Incontrolável (outro filme de trem?) e o Livro de Eli, ambos em 2010. Mas vamos fazer um resumo de bons filmes antes e depois de receber o seu segundo Oscar no de 2002 e vocês verão a diferença na qualidade dos filmes:
Antes: Irei começar com dois interessantes filmes que ele fez sob a batuta de Spike Lee  os filmes Mais e Melhores Blues (1990) e Malcolm X (1992), no outro ano ele interpretou o advogado de Tom Hanks em Filadélfia (1993), depois de alguns filmes medíocres de ação ele retornou a boa forma em uma série de bons filmes  entre eles Coragem sob Fogo (1996), Nova York Sitiada (1998) , Colecionador de Ossos  (1999), Hurricane (1999) na qual ele foi indicado ao Oscar por melhor ator, Duelo de Titãs (2000) e por fim Dia de Treinamento (2001).
Depois: Nesse período eu destaco dois filmes que ele dirigiu e atuou Voltando a Viver (2002) e Grande Debate (2007) que foram os melhores, na minha opinião. Outros filmes que eu gostei foram o Plano Perfeiro (2006) e  O Gangster (2007). Deu para perceber a diferença?

Em 2012 iremos vê-lo em mais um filme de ação "Safe House" e "Flight," esse último mais promissor dirigido por Robert Zemeckis (Forrest Gump).

Atriz: Halle Berry (Última Ceia)

Vou ser direto..... A bela e simpática atriz Halle Berry  nunca foi conhecida por fazer grandes filmes (exceto X-men) mas mesmo assim foi uma das mais atingidas pelas duas maldições do Oscar, além de perder o marido, a atriz fez vários filmes ruins. E depois de ganhar o Oscar pela "Ultima ceia", único filme de qualidade  que ela já atuou (mais uma vez a série X-men é uma exceção) e no melhor papel de sua carreira. Fez filmes de pouca aceitação pelo público e crítica como Na Companhia do Medo, a Estranha Perfeita e Mulher Gato. E após dois anos (2008-2009) sem fazer filmes a Halle Berry voltou a brilhar no filme Frankie & Alice (2010) na qual foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz. Espero que possamos vê-la brilhar mais vezes na telona. 

Oscar 2003
Ator: Adrian Brody (O Pianista)


Quando falam em Adrien Brody a primeira coisa que me lembre (e que invejo) é aquele sensacional beijo que ele deu na Halle Berry após ganhar o Oscar de melhor ator pelo filme "O Pianista" de Polanski. Infelizmente esse excelente ator tem feito uma série de filmes comerciais que vai de King Kong (2005)  a Predadores (2010) e filmes ruins (na minha opinião) tais como a Vila (2004), Vigaristas (2008) e Cadillac Records (2008). Os únicos filmes interessantes foram Camisa de Força (2005), Viagem a Darjeeling (2007) e  o seu filme mais recente Meia-Noite em Paris (2011) de Woody Allen, na qual vem recebendo elegios na sua atuação como Salvador Dalí. Estou torcendo para que venham filmes melhores para esse grande ator . Acho um absurdo um ator como Adrien Brody ficar fazendo esses filmes na qual o talento dele não é explorado. Esse ano ainda o veremos no novo filme de Tony Kaye (A outra história americana) "Detachment" e "Waco " um drama que ele irá atuar junto com Kurt Russell e Sharon Stone.

Atriz: Nicole Kidman (As Horas)



A Nicole Kidman por muito tempo sempre foi considerada uma das atrizes mais bonitas  e talentosas de Hollywood.  Vocês se lembram daquela maldição da atrizes vencedoras do Oscar que citei no post passado? Bem com a Nicole o efeito foi inverso, após se divorciar do galã Tom Cruise, a atriz fez três ótimos filmes Mouling Rouge (2001),  Os outros (2001) e as Horas (2002) na qual recebeu finalmente o Oscar pelo seu trabalho. Porém dessa maldição que vos falo ela não conseguiu escapar (que pena!) tudo parecia ir bem com dois filmes de ótima aceitação pela crítica o Dogville (2003) e Cold Mountain (2003). Aí que aconteceu uma série de deslizes que parecia não ter fim (Eu não estou exagerando! ). Filmes como Mulheres perfeitas (2004), Reencarnação (2004), A feiticeira (2005), Invasores (2007), Austrália (2008) e Nine (2009) foram fraquíssimos! Além de filmes que não foram bem recebidos pelo público como A Intéprete (2005), A Pele (2006) e Margot e o casamento (2007). A minha alegria voltou quando a vi no ótimo Rabbit Hole (2010) traduzido aqui no Brasil como "Reencontrando a Felicidade", então podemos dizer que título condiz com a situação atual de Nicole Kidman, pois por esse filme ela foi indicada ao Oscar na categoria de melhor atriz pelo papel de uma mãe que tenta superar a morte do filho de seis anos, numa ótima atuação Nicole Kidman  volta a velha forma e os méritos  vão para o seu coadjuvante Aaron Eckhart, que além de estar muito bem no filme (uma injustiça não ter sido indicado ao Oscar!), deu espaço para atriz brilhar na tela! Esse ano ainda a veremos no novo filme de Joel Shumacher (Garotos Perdidos) Trespass e em 2012 a veremos em "Hemingway & Hellgorn "(TV), "Danish Girl," "Stoker "do diretor Chan-wook Park (Oldboy) e o novo filme de Lee Daniels (Preciosa) "Paperboy", todos me parecem ser bastante promissores.

Espero que tenham gostado! Em breve virá a terceira parte!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário