segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filme da semana: Biutiful (2010)



Meus Queridos, assisti um filme recentemente chamado de Biutiful (2010) de Alejandro Gonzalez-Inãrritu (21 gramas e Amores Brutos) a película é totalmente o oposto do título (Ou não?) pois como em alguns filmes  de Inãrritu encontramos conflitos familiares, pobreza, personagens vivendo a margem da sociedade e a morte eminente, nesse filme, ela está mais presente do que nunca. Ou sejá cadê a "beleza" do título do filme? Não existe! Talvez por isso esteja escrito de forma errada propositalmente.

O filme conta a estória  de Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos e, como se não bastasse, ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Uxbal precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.

Javier Bardem vencedor de melhor ator em Cannes 2010 está em seu melhor momento, numa atuação comovente e bastante segura. O interessante é que mesmo após ganhar um Oscar, Javier Bardem continua a nos impressionar, com certeza é o melhor ator da sua geração. Espero que sirva como fonte de inpiração para muitos atores que relaxaram após a levarem a estatueta do Oscar (alguém pensou em Tom Hanks? Nicolas Cage?Denzel Washington?) bem... é melhor deixar esse assunto para um outro tópico.

Biutiful com certeza não é o melhor trabalho de Inãrratu, mas vale a pena dá uma conferida  por  três motivos: 1) Excelente atuação de Javier Bardem ; 2) Pelo interessante roteiro ; 3) É um filme de Inãrritu, então não deixe de conferir.

PS: Eu não entendi direito o final quem assistiu e entendeu, por favor, me explique!

Moacir Paulo da Silva Alcantara

Fonte: Site adoro cinema







Um comentário:

  1. Bem Moa,
    espero que desta vez Javier tenha sido explorado em tudo que ele tem pra dar em filmes sérios e de roteiro de qualidade (espero q vc grave pra mim, fiquei curiosa). Tem dois caras que sumiram e sinto falta dos bons filmes deles. Philip Seymour Hoffman e Will Smith, mas o Will num filme do gênero de "em Busca da Felicidade" pq sei q ele fez algo de mocinho e bandido há pouco tempo o que na verdade é uma pena, ele é um excelente ator.

    ResponderExcluir